O que são olheiras?

São manchas escuras localizadas nas pálpebras embaixo dos olhos. A região periorbital é uma das primeiras áreas a mostrar alguns sinais do envelhecimento, como rugas, flacidez e hiperpigmentação periorbital e uma das partes que mais chamam atenção no momento da comunicação, a área abaixo dos olhos.

A “olheira”, é um fenômeno fisiológico de queixa muito comum, geralmente presente bilateralmente e simetricamente ao redor dos olhos, que pode afetar o bem estar e a auto estima das pessoas deixando com uma aparência de envelhecimento e cansaço. Sua prevalência é maior em indivíduos de pele, cabelos e olhos mais escuros, ou seja, de fototipo mais elevado.

Acomete indivíduos de qualquer idade, independente do sexo, porém é mais evidente em mulheres, principalmente nas mais idosas. Pois com o envelhecimento, a pele que cobre a região dos olhos,  devido à perda do colágeno e elastina, tende a ficar mais fina  e delicada e muito vascularizada. A ruptura dos  capilares e vasos causa o extravasamento do sangue e a hemoglobina se acumula  na região,  pigmentando a pele, o que resulta na visualização por transparência dos vasos dessa região e o escurecimento da pele.

 
 

Como tratar melanose periocular (olheiras)?

Existe uma variedade de opções de tratamento e uma estratégia de gerenciamento personalizada pode ser desenvolvida para as alterações anatômicas específicas presentes.

Fototerapia com laser de baixa intensidade

A fototerapia com laser de baixa intensidade tem efeitos não térmicos (efeitos fotoquímicos, fotofísicos e fotobiológicos).